Varela Gomes

Varela Gomes

Louca, Antonio

Editorial Arandis
Fecha de edición junio 2016 · Edición nº 1

Idioma portugués

EAN 9789898760241
392 páginas
Libro encuadernado en tapa blanda
Dimensiones 150 mm x 230 mm


valoración
(0 comentarios)



P.V.P.  35,10 €

Sin ejemplares (se puede encargar)

Resumen del libro

Das biografias contemporâneas, a mais silenciada na História dos vencedores é, sem dúvida, a de João Varela Gomes. Em 1961, foi o primeiro militar no activo a candidatar-se pela oposição democrática. A sua enérgica agitação tornou-o na figura mais popular da campanha eleitoral - para muitos, «um novo Humberto Delgado. Pouco depois, na Revolta de Beja, pegou em armas contra a ditadura, tendo ficado gravemente ferido. Sobreviveu e enfrentou o Tribunal Plenário com um discurso que teve eco na imprensa internacional. Cumpriu a pena e, após o 25 de Abril, foi reintegrado no Exército como coronel.
Durante a Revolução, dirigiu de facto a 5ª Divisão, que teve um papel decisivo para derrotar o golpe de 11 de Março de 1975. No 25 de Novembro, tentou opor-se ao estado de sítio, tendo, por isso, sido alvo de um mandado de captura e apontado no New York Times e no Le Monde como chefe de uma suposta insurreição. Depois de ter sido, em 1962, o primeiro a pegar em armas contra a Guerra Colonial, era, em 1975, o último a depor as armas perante a contra-revolução. Exilou-se e regressou a Portugal em 1979, ao abrigo da Lei da Amnistia. Nos anos seguintes, manteve uma incansável agitação política. Esta é a biografia de um homem que nunca se rendeu.




Pasajes Libros SL ha recibido de la Comunidad de Madrid la ayuda destinada a prestar apoyo económico a las pequeñas y medianas empresas madrileñas afectadas por el COVID-19

Para mejorar la navegación y los servicios que prestamos utilizamos cookies propias y de terceros. Entendemos que si continúa navegando acepta su uso.
Infórmese aquí  aceptar cookies.