Idioma portugués
EAN 9789722065498
336 páginas
Libro
encuadernado en tapa blanda
Dimensiones 160 mm x 230 mm
Jaime Bunda, cuja alcunha faz óbvia referência a uma exagerada parte da sua anatomia, é um membro de uma família tradicional angolana que sonha ser detective. Graças a uma rara capacidade de observaç o, e pela influência do primo, um alto funcionário do governo, consegue lugar como detective estagiário nos serviços secretos de Angola. Apaixonado por literatura policial americana, e cansado de ser gozado pelos colegas após dois anos de estágio sem grandes funç es, por fim, Bunda encontra a oportunidade de provar a sua competência quando lhe é atribuído um caso importante: desvendar a violaç o e o assassínio de uma adolescente. Bunda parte com entusiasmo para a investigaç o do crime ainda sem suspeitos e, com os seus métodos excêntricos, aprendidos nos livros, acaba por se envolver numa teia complexa que reúne redes criminosas internacionais, elites do poder e uma misteriosa mulher.
Com Jaime Bunda, Agente Secreto, romance policial satírico que nos apresenta o James Bond angolano, Pepetela oferece-nos um retrato pleno de humor e ironia da sociedade do seu país.
Pepetela (Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos) nasceu em Benguela, Angola, em 1941. Frequentou o Ensino Superior em Lisboa mas acabou por licenciar-se em Sociologia, em Argel, durante o exílio. Iniciou a sua atividade literária e política na Casa dos Estudantes do Império. Como membro do MPLA, participou ativamente na governaç o de Angola, após o 25 de Abril. <br>A partir de 1984, foi professor na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, e tem sido dirigente de associaç es culturais, com destaque para a Uni o de Escritores Angolanos e a Associaç o Cultural Recreativa Chá de Caxinde.<br>A atribuiç o do Prémio Cam es (1997) confirmou o seu lugar de destaque na literatura lusófona.
|
||||||