Editorial Piaget
Fecha de edición junio 2017 · Edición nº 1
Idioma portugués
EAN 9789897590931
228 páginas
Libro
encuadernado en tapa blanda
A quest o fundamental é: porquê o ser e n o antes o nada? É a mais originária e a mais profunda das quest es. E também: qual é o fundamento do ser? Qual a existência desse fundamento? A resposta aquela interrogaç o n o deve realçar o ente particular.
Imaginemos a Terra na imensid o escura do espaço no cosmos. O ente é, apenas aí, um gr o de areia, um minúsculo gr o de areia separado de outro por um vazio. Na superfície desse minúsculo gr o de areia vive um rebanho de animais atordoados, rastejando uns por entre os outros, pretensamente inteligentes e que, por um instante, inventaram o conhecimento (...)
E o que é a duraç o de uma vida humana no curso temporal de milh es de anos? Pouco mais do que uma pulsaç o do ponteiro de segundos, um sopro de respiraç o. No entanto, a colocaç o do ser nessa quest o é essencial, é o que lhe dá raz o de existir; e, no entanto, a quest o n o altera nada no ente.
A quest o do porquê do ser n o é um mero jogo de palavras, faz-se através de um salto, pelo qual o homem salta para fora da protecç o da sua existência. Por outro lado, esse questionar n o se restringe a uma existência histórico-humana, é um interrogar originário. Porquê o ser, e n o antes o nada? Qual o sentido do perguntar? E mesmo que o sentido n o tenha sentido nenhum, porquê o ser e n o antes o nada? Que o homem só parece sê-lo quando nele se interroga
Martin Heidegger (Messkirch, 1889 - Friburgo de Brisgovia, 1976) es una de las figuras clave de la filosofía contemporánea. Estudió con Husserl y fue profesor de filosofía en las universidades de Marburgo y Friburgo. En esta última ejerció como rector entre 1933 y 1934. Su obra filosófica gira en torno al concepto del Ser, empezando por una hermenéutica de la existencia y pasando por la dilucidación de la noción griega de la verdad.
|
||||||