História do Pensamento Filosófico Português

O seculo XIX

História do Pensamento Filosófico Português

Calafate, Pedro

Editorial Caminho
Fecha de edición noviembre 2004

Idioma portugués

EAN 9789722116664
434 páginas
Libro encuadernado en tapa dura
Dimensiones 18 mm x 24 mm
Volúmen 4


valoración
(0 comentarios)



P.V.P.  34,10 €

Sin ejemplares (se puede encargar)

Resumen del libro

Este segundo tomo do volume IV possui uma identidade própria, na medida em que estuda preferencialmente os aspectos sociais e políticos do pensamento português do século XIX, dando especial ênfase à filosofia do direito e à filosofia política.
No caso da filosofia do direito, enquanto a primeira metade do século foi marcada pela afirmaç o das correntes do empirismo que acentuavam a importância da psicologia da sensaç o e, portanto, o papel da experiência como fonte dos princípios morais e jurídicos, a segunda metade será marcada pelo espiritualismo de raiz krausista, avançando, graças aos mestres de Direito da Universidade de Coimbra, para uma concepç o do espírito como elemento essencialmente activo e criador, a que se contrapor o, neste mesmo período, as correntes positivistas e naturalistas de Teófilo Braga e Emídio Garcia.
No caso da filosofia política, o relevo vai naturalmente para o movimento liberal que sustentou as primeiras afirmaç es da monarquia constitucional e suas vicissitudes, em torno de nomes como os de Garrett, Herculano, Mouzinho e tantos outros, sem esquecer o tradicionalismo contra-revolucionário, e, sobretudo, as correntes socialistas e positivistas, que alimentaram uma interessante disputa no seio da riquíssima geraç o de 70, difundindo-se rapidamente por amplos sectores da sociedade portuguesa, e terminando na hegemonia política e institucional do positivismo.
Para lá destas quest es de maior amplitude, n o esquecemos dois outros aspectos em que se sustenta também a existência individual e social do homem: a educaç o e a ciência. A primeira centrada em autores como Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Francisco Adolfo Coelho e Ferreira-Deusdado, e a segunda em torno dos debates sobre a principal disciplina científica do século XIX: a biologia, com as suas naturais ramificaç es ao nível das ciências médicas em Portugal.



Pasajes Libros SL ha recibido de la Comunidad de Madrid la ayuda destinada a prestar apoyo económico a las pequeñas y medianas empresas madrileñas afectadas por el COVID-19

Para mejorar la navegación y los servicios que prestamos utilizamos cookies propias y de terceros. Entendemos que si continúa navegando acepta su uso.
Infórmese aquí  aceptar cookies.