Em 1936, no início da Guerra Civil Espanhola, Lorenzo Falcó move-se por entre as sombras do submundo. Ex-contrabandista de armas, espi o sem escrúpulos, encontra-se agora a trabalhar para os serviços de inteligência franquistas. A sua miss o? Libertar um detido da pris o. Tem Eva Rengel e os irm os Montero como companheiros. (E, quem sabe, vítimas? Pois os tempos s o traiçoeiros, e nada é o que parece.)
Mas surgem imprevistos, há conflitos de interesses, desenterram-se segredos, há torturas, perseguiç es e massacres. Só que Falcó n o é dos que desistem facilmente e está determinado a levar a cabo uma miss o que poderá alterar o curso da História. Será em Portugal, na aparente tranquilidade do Estoril - local favorito entre espi es - que tudo se conclui.
Entrelaçando magistralmente realidade e ficç o, Arturo Pérez-Reverte dá início a uma nova saga protagonizada por Lorenzo Falcó, um personagem fascinante, complexo e inesquecível.