Editorial Gradiva Publicaçoes
Lugar de edición
Colombia
Fecha de edición julio 2024 · Edición nº 1
Idioma portugués
EAN 9789897853029
368 páginas
Libro
encuadernado en tapa blanda
Na semana da Grande Pesca, uma comunidade piscatória arrasta as redes pelo areal - pelas técnicas da arte-xávega - contendo o que nunca antes se tinha visto sair do mar: uma cadeira de pinho, uma mala fechada com aloquete dourado, um homem de fato. Vivo. Ainda pescariam uma grafonola.
No início do século XX convivem pescadores e alta burguesia, empresários, intelectuais e artistas numa praia à beira do Atlântico.
O polvo de prata n o deixa o Assobio dormir, as mulheres admiram as pernas de cera da Senhora da Fábrica. As tempestades trazem as invas es sucessivas das ondas, saem sonhos das latas da Fábrica de Conservas. Quando o tempo aquecer, brilhará o Casino toda a noite: começa a música.
Depois de uma estreia fulgurante na ficç o com Escavadoras, Marta Pais Oliveira regressa à prosa com um romance intenso e comovente que acompanha o dia a dia de um grupo de pescadores do norte do país. Personagens atravessadas pela paix o, o desalento e a esperança num outro futuro comp em o retrato memorável de um país e de uma época. Homens e mulheres divididos entre o cansaço e a solid o, a espera e os sonhos, num meio onde os contrastes sociais se acentuam e o mar e a tradiç o se diluem com a chegada do progresso.
Escrito com uma força narrativa singular, Faina confirma Marta Pais Oliveira como uma das vozes literárias mais originais e promissoras da sua geraç o.
|