Ciranda de Pedra

Ciranda de Pedra

Fagundes Telles, Lygia

Editorial Presença
Fecha de edición enero 2008

Idioma portugués

EAN 9789722339650
208 páginas
Libro encuadernado en tapa blanda


valoración
(0 comentarios)



P.V.P.  18,85 €

Pendiente de recibir (pedido en curso)

Resumen del libro

Publicado em 1954 no Brasil Ciranda de Pedra junta-se aos livros As Horas Nuas, As Meninas e Ver o No Aquário já publicados em Portugal. As histórias de Lygia Fagundes Telles s o marcadas por um humanismo exacerbado e sentido familiar. As suas narrativas nascem entre a realidade, os desejos e as inquietaç es que habitam o ser humano. No clássico Ciranda de Pedra já considerado pelo crítico brasileiro António Cândido de Mello e Souza o marco da maturidade intelectual da autora, assistimos ao universo de Virgínia, uma menina que após a separaç o dos pais irá dividir o tempo a cargo de cada um, embora com um sentimento de enorme desajuste e inconformismo. Em casa da m e, um local de pequenas dimens es, terá de saber lidar com a sua doença e aceitar o padrasto como autoridade, assim como Luciana, a governanta. Quando visita o pai, um prestigiado advogado, que ostenta uma mans o, Virgínia apenas se sente feliz junto à ciranda de an es de pedra com uma fonte, local que costuma visitar. Um livro moderno que analisa a tens o familiar, um tema recorrente nas obras da autora. // Lygia Fagundes Telles, (19/04/1923), S o Paulo. Filha do advogado Durval de Azevedo Fagundes e da pianista Maria do Rosário Jardim de Moura regista as primeiras histórias em cadernos escolares. Em 1938, numa ediç o financiada pelo seu pai, publica o primeiro livro Por o e Sobrado, que integra 12 contos. Inicia o curso de Direito e conclui a formaç o em Educaç o Física. Na Academia de Letras da Faculdade participa em conferências e mesas redondas e é apresentada a escritores como Oswald de Andrade e Mário de Andrade e conhece o crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes, com quem viria a casar 20 anos depois. Colabora nos jornais académicos Arcádia e O Libertador. Publica o segundo livro de contos, Praia Viva, em 1944. Adquire o grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade de S o Paulo, em 1946. Em 1950 casa-se com o jurista e ensaísta Goffredo da Silva Telles, seu ex-professor de Direito, do qual se viria a separar 10 anos mais tarde. Em 1952 publica o primeiro romance intitulado Ciranda de Pedra, que seria adaptado à televis o pela rede Globo em 1981. O segundo romance, Ver o No Aquário, é dado à estampa em 1963. Um ano mais tarde lança a colectânea de contos Histórias Escolhidas. O seu terceiro romance, As Meninas, chega em 1973 e vence três prémios, subindo ao grande ecr em 1996. Em 1989 lança o quarto romance, As Horas Nuas. No ano de 2005 é agraciada com o Prémio Cam es, o mais importante em língua portuguesa, no valor de 100 mil euros.





Pasajes Libros SL ha recibido de la Comunidad de Madrid la ayuda destinada a prestar apoyo económico a las pequeñas y medianas empresas madrileñas afectadas por el COVID-19

Para mejorar la navegación y los servicios que prestamos utilizamos cookies propias y de terceros. Entendemos que si continúa navegando acepta su uso.
Infórmese aquí  aceptar cookies.