Algarve mediterránico

Algarve mediterránico

VVAA

Editorial Tinta Da China
Lugar de edición Lisboa, Portugal
Fecha de edición noviembre 2015 · Edición nº 1

Idioma portugués

EAN 9789896712730
Libro


valoración
(0 comentarios)



P.V.P.  39,60 €

Sin ejemplares (se puede encargar)

Resumen del libro

«Um livro completo, delicioso e sábio. 'Miguel Esteves Cardoso, «Público

Terra do sol, do sal, do vinho, do azeite, do pão e do peixe, o Algarve preserva tradições mediterrânicas que devemos não só valorizar, como também fixar e recriar inovadoramente.

Ao longo de décadas, Maria Manuel Valagão recolheu memórias e costumes milenares ' dando especial atenção aos aspectos antropológicos e sociais dos produtos alimentares, dos processos de conservação e das técnicas de preparação ' e estudou as suas relações com a história, a paisagem e a gastronomia desta região.

Sendo um repositório único do vasto património cultural algarvio, «Algarve Mediterrânico conta com as interpretações de Vasco Célio, na fotografia, e de Bertílio Gomes, na cozinha contemporânea.

«Diz-se que a comida está na moda e isso é verdade. Mas não raro vemos que a moda que pôs a comida na moda é muitas vezes feita de superficialidade e de desconhecimento. Este livro é o contrário disso. Aqui, há saberes, pessoas, patrimónios, memórias, testemunhos, usos, costumes, culturas. [...] Este livro fala-nos de paisagens e de patrimónios, de ervas e de frutos, de sal e de sol, de peixes e de moluscos, de frutos secos e de mel, de oliveiras e de azeites, de videiras e de vinhos, de alfarrobeiras e de alfarrobas, de castanhas piladas e de medronhos, de cogumelos e de espargos, de ingredientes e de temperos, de pão, com a sua amassadura, e de tibornas, de sopas e de açordas, de jantares e de cozidos, de xarém ou papas ('faz-se papas de tudo', diz a tradição) e de gaspachos, de saladas e de tomatadas, de peixes e de carnes, de caldeiras e de sopas de peixes, de matanças do porco e de caça, de petiscos e de doces, de amêndoas e de folares. Só esta enumeração já nos abre o apetite..., José Manuel dos Santos - info




Pasajes Libros SL ha recibido del Ministerio de cultura y deporte subvenciones para la revalorización cultural y modernización de las librerías.
Pasajes Libros SL ha recibido de la Comunidad de Madrid la ayuda destinada a prestar apoyo económico a las pequeñas y medianas empresas madrileñas afectadas por el COVID-19

Para mejorar la navegación y los servicios que prestamos utilizamos cookies propias y de terceros. Entendemos que si continúa navegando acepta su uso.
Infórmese aquí  aceptar cookies.